A pesca de robalos é famosa por ser conhecida como a mais complexa que existe, são lutas espetaculares ao fisgar um grande exemplar.  A observação e as técnicas mostram para o pescador a necessidade de vivenciar e aprender essa modalidade para se tornar um grande mestre em robalos.

O robalo possui cerca de 12 espécies, e os desafios para fisgá-lo são superados logo após a aprendizagem das técnicas. O pescador deve primeiramente ter noções de arremessos e o trabalho com as iscas são essenciais.

Iscas naturais

Os camarões são iscas promissoras para fisgar o robalo, caranguejos e pequenos peixes podem dar ótimos resultados em sua pesca.

A vivência em seu habitat

O interessante para o pescador iniciante em robalos é sair acompanhado por um pescador mais experiente. Porém, conhecer a região, observar as fases da lua, as marés e o equipamento ideal são fundamentais para que esses predadores carnívoros cheguem até a sua isca, sendo ela natural ou artificial.

Os robalos estão entre os peixes os quais a captura requer maiores conhecimentos, técnica e observação.

Os equipamentos

O pescador do nosso staff, Patrício, experiente em robalos, indica os melhores equipamentos para a sua pescaria:
Para pescaria com isca artificial, vara 5 a 6′, linha de 12 a 17 lb, carretilha de perfil baixo abastecida com linha mono ou multifilamento com líder transparente (fluorcarbono).

Para a pesca com isca natural é necessário uma vara de 2,40m à 4,5m, ponto de ação 1 a 3, molinete 4.000 com capacidade para 100 metros de linha, chumbada de 40 a 50 g, líder transparente e mais grosso, anzol de 2/0 e 3/0, essa precisão vai depender do tamanho da isca.